top of page
Buscar

O que é Energia Limpa?

  • Foto do escritor: Aloisio Braga
    Aloisio Braga
  • 12 de jul. de 2022
  • 3 min de leitura

Atualizado: 14 de jul. de 2022

São energias renováveis que não causam nenhum tipo de poluição pela emissão de substâncias, e incluem: solar, eólica, geotérmica, maremotriz e hidráulica.

ree
ree

A energia através da maremotriz e a energia solar são exemplos de fontes de energia limpa.


Um modo de geração de energia mecânica ou elétrica é considerado limpo se não liberar substâncias poluentes para o meio ambiente. Entre esses novos modelos energéticos estão a energia solar, a eólica, a geotérmica, a maremotriz, a hidráulica e a nuclear.


  • Energia Solar

Recebemos do Sol uma quantidade 10 mil vezes maior de energia do que a necessária para a população mundial em um ano. Assim, toda essa energia pode ser aproveitada por meio de painéis com células fotovoltaicas. Essa energia térmica captada pode ser usada de modo direto em residências, como para aquecer a água do chuveiro ou aquecer ambientes, e pode também ser usada indiretamente para a geração de energia elétrica.


Entretanto, as desvantagens estão ligadas ao fato de que é necessário extrair e processar silício para produzir os painéis solares, o que gera poluição (mas que pode ser controlada); além disso, o custo ainda continua elevado (mas à medida que essa tecnologia avança, ela vem se tornando cada vez mais economicamente viável), seu rendimento é baixo, sendo de apenas 25%, principalmente porque seu sistema de armazenamento de energia é pouco eficiente, sua produção oscila conforme o clima e à noite não existe produção.


  • Eólica

Sua matéria-prima é o vento, que é captado por uma turbina de duas ou três pás, ou seja, hélices presas em um pilar, chamadas de eólias. Seu rendimento depende da rapidez e constância dos ventos na região, o que requer uma análise desses dados antes desse sistema de energia ser implantado.

As vantagens principais da energia eólica são que o impacto ambiental é praticamente nenhum, e o custo de geração de eletricidade é baixo.

Infelizmente, algumas desvantagens também existem, pois apesar de reduzidos, ainda há impactos ambientais na instalação das usinas, causando alteração na paisagem local; pode haver ameaça para os pássaros se as eólias forem colocadas em suas rotas de migração, pode haver também poluição sonora e interferência em transmissões de rádio e TV.


  • Geotérmica

​​​​​​​A 64 km da superfície da Terra existe uma camada denominada magma, em que a elevadíssima temperatura ferve a água dos reservatórios subterrâneos. Assim, a energia geotérmica baseia-se na captação do vapor gerado nesses reservatórios por meio de tubos e canos apropriados. Esse vapor faz lâminas de uma turbina girar, e um gerador transforma a energia mecânica em elétrica.


  • Maremotriz

​​​​​​​Esse tipo de energia é produzido por meio da instalação de turbinas perto dos mares, em que se produzirá energia elétrica por meio da energia potencial das ondas do mar.



  • Empuxo

Empuxo é a força exercida pelos fluidos em corpos submersos, total ou parcialmente. Também conhecido como teorema de Arquimedes. A pressão do fluido sobre o corpo produz uma força resultante com a direção do peso, mas com o sentido contrário, de baixo para cima. A 20 anos venho a procura de desenvolver um gerador capaz de gerar 24 horas sem intermitência através do empuxo.


ree

Projeto proposto é um gerador que irá retirar força motriz de 4 elementos físicos da natureza que nunca falham:


ree

1 - A gravidade que é obtida de uma roda desequilibrada de “movimento perpétuo”, desenvolvida a 850 anos atrás pelo matemático indiano Bhaskara Wheel, que a construiu usando mercúrio, então adaptei o sistema usando esferas de ferro para fazer fechamento e abertura de pistões, os quais enviarão ar comprimido para reservatórios em profundidade, que após a expulsão da água pelo ar comprimido enviado, os reservatórios se tornarão boias.

2 - O Empuxo obtido dos “reservatórios boias” que estão posicionados na extremidade de uma "roda" parcialmente imersa em água parada.


3 - O efeito alavanca que será obtido multiplicando a força de empuxo dos reservatórios boia pela distancia ao eixo da roda. 4 - A geração de eletricidade em campo magnético que será obtida por um gerador, através da força motriz, resultante da somatória das forças de empuxo, dos reservatórios boia, multiplicada por alavanca em relação ao eixo. As forças de atrito e manutenção de desequilíbrio da roda foram consideradas.


Quer saber mais a respeito da produção de energia limpa através do Projeto Geap (Gerador de energia em água parada) basta clicar no botão abaixo.




 
 
 

Comentários


© 2022 por GEAP. Orgulhosamente criado por Hero Agência

bottom of page